Hipertexto
O que é hipertexto? Termo criado por Theodore Nelson nos inícios dos anos 60, faz referência a um modelo de texto em formato digital. Apesar da criação aparentemente jovem do termo, as primeiras manifestações hipertextuais aconteceram nos séculos XVI e XVII, através dos manuscritos e marginálias. No hipertexto, ocorre o agregamento de outras informações através de hiperlinks, possibilitando desta maneira diversas formas de se fazer uma “leitura” que possuí início, meio e fim, mas que não segue a linha da narrativa linear.
Por não exigir que se “leia” um determinado “texto” de “maneira corrida”, a hipertextualidade fornece uma ideia de liberdade e de escolha, já que o “leitor” pode escolher qual o caminho seguirá para a leitura completa – ou não – de determinado assunto.
Por que as aspas nas palavras leitura, leia, texto e leitor? Porque hipertexto não é encontrado somente em leituras textuais digitais. Em alguns livros, games, filmes e em certos programas também podemos notar a presença da hipertextualidade. Se um livro ou um filme oferecem mais de uma opção para o final da história, se o jogo de vídeo game der a opção de pausar o jogo e ler sobre o personagem com o qual você está jogando, ou se um programa de televisão possibilitar que o telespectador ligue para ajudar a decidir o final do programa, como por exemplo, no extinto “Você Decide” da Rede Globo ali também o hipertexto está presente.
Segue "modelito" feito no Corel:

Oi Gi,gostei e estou seguindo seu blog!Q tal vc seguir o meu tbém?!!!!
ResponderExcluirValeu monique.
www.bysantaanja.blogspot.com