Oralidade
Oralidade é o método de transmissão de conhecimentos através da fala. Nos primórdios tempos da vida humana, o homem comunicava-se através de gestos e grunhidos. Com o surgimento da fala, passou a comunicar-se e transmitir seus conhecimentos através dela. Vamos exemplificar.
Já assistiu 10.000 A.C? Eu assisti. O filme é chato, não tem uma “moral da história” interessante e pelo menos para mim, não agregou conhecimento nenhum. O engraçado é que lembrei dele durante a aula sobre oralidade, quando o professor contava uma história mais ou menos assim: “havia uma anciã numa tribo que detinha o conhecimento. Num “belo dia” a anciã decidiu que ia passar aos integrantes dessa tribo, tudo o que sabia. Mas antes disso, ia dar uma voltinha. Foi então a anciã feliz da vida dar a sua voltinha. E tudo transcorria bem até que... nhac!Um enorme tigre comeu ela!Fim.”
Em 10.000 A.C, tem uma cena onde “D'Leh” o mocinho do filme, o guerreiro mais sábio e mais experiente, precisa enfrentar um mamute e matá-lo para que se cumpra a profecia que vai fazê-lo casar-se com sua amada Evolet e salvar sua tribo. D´Leh saia-se muito bem, enfrentando com sua lança, as enormes presas do “mamutezão”. Porém, em um determinado momento, o mamute consegue tirar a lança de D'Leh, e, se não fosse pelo roteiro do filme, neste momento seria o fim de D'Leh. O mamute não matou D'Leh. Mas e se tivesse matado?Como as pessoas de sua tribo iriam aprender dele as técnicas de caça, se não havia nenhuma pintura ou escritura a respeito?Penso, que por um caso como esse do protagonista do filme 10.000 A.C, ou da anciã que o tigre comeu, alguém percebeu que precisava criar algo, através do do qual pudesse deixar registrado coisas importantes da vida. E assim surgiram as pinturas, depois a escrita e assim por diante...

Nenhum comentário:
Postar um comentário